Na última quinta-feira (29), foi realizado um coffee-break no Instituto dos Raros Christiane Toledo, para celebrar o Dia Mundial de Conscientização das Doenças Raras. O evento, que iniciou às 16h, contou com a participação de autoridades e representantes de instituições. Na ocasião, o vereador Dr. Gian (MDB), entregou ao Instituto uma emenda impositiva.
A emenda será destinada para manutenção da sala 6D, de modo que seja feita a contratação de uma equipe multidisciplinar, profissionais especializados para acolher, avaliar e tratar as pessoas portadoras do Transtorno de Espectro Autista (TEA) e também fornecendo o suporte necessário as suas famílias.
O Instituto dos Raros foi fundado pela Christiane Toledo, que após vivenciar as dificuldades encontradas diante da peregrinação em busca de profissionais para obter um diagnóstico preciso, resolveu transformar a sua dor em um propósito maior.
Durante todos esses anos de atuação política, o vereador Dr. Gian já apresentou diversos projetos em favor das pessoas atípicas, alguns já se tornaram leis. Além disso, acresceu dispositivos a Lei nº 9.844 do dia 9 de junho de 2016, para proteger as pessoas com Transtorno de Espectro Autista (TEA), instituiu a política municipal de proteção dos direitos à pessoa com autismo, a Lei Berenice Piana de Piana.
Também instituiu que se tornasse obrigatória aulas presenciais às crianças e adolescentes portadores de deficiência ou diagnosticadas com o TEA, nas redes de ensino pública e privada em todo município de Goiânia.
Uma outra atuação muito importante foi quanto a proibição de cobrança de valores adicionais ou qualquer sobretaxa em cima de matrículas e mensalidades de estudantes portadores de autismo, síndrome de Dow e outras síndromes. Apresentou também uma alteração na Lei Municipal nº 9.253, de 22 de abril de 2013, que traz para Goiânia o Dia Municipal de Conscientização do Autismo, a ser comemorado no dia 02 de abril de cada ano.
O Instituto dos Raros Christiane Toledo está localizado na Avenida Cristo Rei, no setor Jaó, em Goiânia.