O vereador Dr. Gian (PSB) apresentou hoje, 9, um projeto de lei que determina que os laboratórios conveniados com a rede pública de saúde façam a coleta de exames de idosos e pessoas com deficiência, incluindo autistas, na casa deles. O objetivo é beneficiar aqueles que tenham dificuldade de locomoção, proporcionando melhor conforto.
“Algo que parece simples, como a coleta de material para exames, pode se tornar um desafio para quem tem limitação de mobilidade. No caso dos autistas, tirá-los do ambiente em que estão acostumados se torna especialmente complexo, já que eles costumam seguir padrões e rotinas diárias”, relatou o autor da proposta, Dr. Gian.
A matéria explica ainda que os beneficiados devem comprovar as limitações físicas com laudos médicos, atendendo o previsto em cada legislação específica.
Quanto ao ônus da execução do projeto, deverá ficar por conta dos laboratórios que possuam convênio com o município de Goiânia, estando sujeitos à multa, suspensão das atividades ou até mesmo o cancelamento do alvará de licença para aquela instituição que não cumprir a determinação prevista na lei.