Foi realizada hoje na Prefeitura Municipal de Goiânia no salão a sanção do autógrafo de Lei n° 90/2021, Ver. Dr. Gian, acresce dispositivo na Lei n° 9.844, de 9 de junho de 2016, que institui a Política Municipal de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno de Espectro Autista.
Essa nova alteração na Lei agora assegura agora a todos os Autistas o direito ao atendimento prioritário nos órgãos públicos e estabelecimentos privados no município de Goiânia. Entende-se por estabelecimentos privados os supermercados, bancos, farmácias, bares e lojas em geral. Que são obrigados a inserir nas placas de atendimento prioritário o símbolo mundial do autismo.
O emblema do símbolo mundial do autismo foi adotado em 1999 e representa o mistério e a complexidade do autismo. Composto por peças coloridas, remete à diversidade de pessoas e famílias que convivem com o transtorno, enquanto as cores fortes simbolizam a esperança em relação aos tratamentos e à conscientização da sociedade em geral.
Mais do que incluir o laço nas placas de prioridade de atendimento, é preciso que os colaboradores das empresas tenham conhecimento do significado do símbolo e o motivo de estar exposto ali para que, além de oferecer um atendimento prioritário, possam estar preparados para responder eventuais reclamações e questionamentos ocasionados por outras pessoas na fila.
A inserção do símbolo já é lei em outras cidades brasileiras, pois muitos autistas são hipersensíveis a estímulos de luz e sons, por isso, filas demoradas em locais claros e barulhentos podem se tornar uma experiência extremamente estressante e incômoda para o autista.
Portanto nada mais justo do que atender de forma especial essas pessoas que são especiais, não apenas garantindo o direito de atendimento diferenciando e também de algum modo responsabilizar aqueles que algum modo descumprirem essa lei.
Goiânia vai tratar os autistas com prioridade. Agora, com a sanção do acréscimo à Lei que instituiu a Política Municipal de Proteção dos Direitos da pessoa com Transtorno do Espectro Autista, estas pessoas terão atendimento preferencial em órgãos públicos e estabelecimentos privados, como farmácias, supermercados, bancos e lojas em geral. A iniciativa, do vereador Dr. Gian, visa a incluir o símbolo mundial do autismo nas placas de atendimento e a prestar um atendimento rápido e cordial, pois muitos autistas são hipersensíveis a estímulos de luz e sons, por isso, filas demoradas em locais claros e barulhentos podem se tornar uma experiência extremamente estressante e incômoda para o autista. Nossa gestão tem o compromisso de assegurar qualidade de vida a todos!