Em homenagem ao dia da fundação do bairro de Campinas, a sessão plenária da Câmara Municipal de Goiânia aconteceu nesta quinta-feira( 8) no auditório do Colégio Santa Clara, em Campinas.
A nossa querida Campininha das Flores completa 211 aninhos. Foi fundada em 1810 como Arraial de Campinas, virou freguesia, depois vila e em 1914 passou a ser um município.
Com a construção de Goiânia, a nova capital de Goiás, Campinas perdeu a condição de município e se agregou ao município de Goiânia, se tornado o bairro mais antigo da cidade.
Por sua existência secular durante a formação da cidade, o Setor Campinas é considerado um ponto importante na formação da capital goiana. Hoje é um dos bairros mais importantes da capital, tendo um grande número de comércio, residências e institutos de ensino infantil, fundamental e médio além de estar localizada a Igreja Matriz de Goiânia.
Em 2002, de acordo com dados da Secretaria de Planejamento do Município de Goiânia, viviam no bairro 13.147 habitantes. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados pela prefeitura, no Censo 2010 a população do Setor Campinas diminuiu para de 10 918 pessoas.
Campinas também é um bairro de um intenso comércio popular e especializado, concentrado sobretudo ao longo da Avenida 24 de Outubro, da Avenida Anhanguera e das adjacências destas. Também é responsável por 74% da arrecadação de impostos do município de Goiânia.
Outro atrativo da região é o Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – a Basílica de Campinas, antiga Matriz de Campinas. Dentre os vários atrativos do bairro, destaca-se, também, o enorme carinho de seus moradores pelo Atlético Goianiense, time mais antigo da cidade e que surgiu no bairro centenário.